Siglas das tubulações em PEAD: o que significa cada uma?

[Masterfer] Siglas das tubulações em PEAD: o que significa cada uma?

As siglas das tubulações em PEAD são muitas e cada qual traz características próprias e particulares no incrível mundo dos materiais hidráulicos.

Para começarmos bem as definições, é preciso compreender o que é PEAD, ou seja, o polietileno de alta densidade.

Trata-se de uma resina de alta massa molecular que possui qualidade mecânica de alta resistência e durabilidade, portanto, o seu uso é bastante comum em:

  • tubos,
  • mangueiras,
  • tanques de combustível.

Os produtos fabricados a partir desse material possuem qualidade superior a de outros plásticos e polietilenos, permitindo uma maior variedade de aplicações e uso, apresentando além de sua resistência, flexibilidade e leveza.

O PEAD é encontrado com bastante frequência em ambientes e locais, como:

  • redes de distribuição de água,
  • redes coletoras de esgoto,
  • redes de distribuição de gás,
  • transporte de combustíveis,
  • transporte de sólidos.

Outra vantagem desse produto é que ele pode ser reutilizado, portanto, trata-se de um material reciclável que colabora com o processo de sustentabilidade do planeta.

Resistente a altas e baixas temperaturas, impermeável e atóxico, o polietileno de alta densidade é um dos materiais mais procurados pelo mercado.

Neste post, apresentaremos as siglas das tubulações em PEAD, suas características e o que significam. Continue lendo e saiba mais a respeito desse interessante assunto!

Quais as siglas usuais no mundo das tubulações em PEAD?

O mundo das tubulações em PEAD oferecem diversas particularidades, onde através das siglas é possível identificar detalhes a esse respeito.

Apesar das diferenças, esse material, de uma forma geral, possui as seguintes características:

  • condutividade térmica entre 0,46 W/mK e 0,52 W/mK,
  • índice de refração de 1,54,
  • calor de combustão de 46,0 Kj/g,
  • densidade entre 0,940 g/cm3 e 0,970 g/cm3,
  • temperatura de fusão entre 128°C a 135°C,
  • temperatura de fragilidade entre -140°C a -70°C.

Vamos conhecer as principais siglas das tubulações em PEAD:

SDR

O SDR é a sigla para a expressão inglesa Standard Dimension Ratio, ou seja, um método utilizado para classificar a pressão em um tubo.

Trata-se da proporção dimensional padrão, referindo-se a geometria do tubo.

A fórmula abaixo ajuda na sua compreensão:

SDR = D / s

A letra “D” representa o diâmetro externo do tubo, enquanto que o “s” apresenta a espessura da parede na tubulação.

Supondo que um tubo de PEAD possua um diâmetro externo de 200 mm e a espessura da parede apresente 11,9 mm.

Utilizando a fórmula, teremos:

SDR = 200 / 11,9

SDR = 16,81 

Arredondando o valor, temos então o SDR igual a 17, ou seja, o diâmetro externo do tubo é dezessete vezes a espessura da parede.

Isso significa que um tubo SDR alto tem uma classificação de baixa pressão.

Quando o SDR apresenta um valor baixo, ele será classificado como de alta pressão.

PE

O PE, ou seja, tubo de polietileno, é conhecido no mundo desde a metade da década de 1950.

Esse material veio trazer grandes diferenciais e versatilidade quando comparado aos que até então eram utilizados, tais como:

  • ferro,
  • aço,
  • cimento.

Normalmente utilizados nos projetos de serviços públicos, estima-se que a vida útil do tubo PE alcance 100 anos, quando em condições normais de operação.

Também faz muito sucesso no mercado, com as mangueiras de polietileno, um tipo de eletroduto flexível utilizado para a condução de fios e cabos.

Possuindo um excelente custo-benefício. Esse material é bastante utilizado e produzido nos mais diversos tamanhos, podendo variar em diâmetro e comprimento.

Dentre suas propriedades, são destaques:

  • alta resistência ao impacto e fissura,
  • resistência a luz ultravioleta,
  • requer menos acessórios para conexões,
  • fácil para o transporte e instalação,
  • resistentes a pressão (entre 2,5 e 32 bar),
  • alta resistência química,
  • aplicação segura em superfícies irregulares,
  • leveza e durabilidade,
  • elasticidade.

DN

O DN diz respeito ao diâmetro nominal, ou seja, uma referência ao tamanho de um tubo ou conexão.

É importante compreender que esse valor não representa o diâmetro exato da peça, portanto, o seu valor não deve ser utilizado para a realização do cálculo ou dimensionamento de um projeto.

Para isso, utilizam-se o DE (diâmetro externo) e DI (diâmetro interno), assuntos que serão vistos na sequência deste post.

O DN equivale ao Diâmetro Comercial, ou seja, as referências utilizadas pelas lojas para o atendimento das necessidades dos clientes.

DE

O DE representa o Diâmetro Externo, ou seja, a distância de uma borda externa de um cano ou tubo até a sua borda oposta, passando pelo centro da circunferência.

É importante entender que o DE excede a capacidade do tubo, pois inclui o volume do próprio PEAD do qual o produto é fabricado.

DI

A sigla DI das tubulações em PEAD, ou seja, o Diâmetro Interno, é a parte interior de um cano ou tubo.

Calculá-la irá apresentar a capacidade que um cano suporta.

PP

Quando você encontra a sigla PP, isso significa dizer que o material foi fabricado com o polipropileno, um polímero termoplástico produzido a partir da polimerização do gás propileno.

O PP possibilita ser moldado quando submetido às altas temperaturas, também é encontrado em tubos e cabos para a construção civil e outros fins, assim como as tubulações em PEAD, portanto, são materiais distintos, porém, convergindo com as soluções hidráulicas.

PN

A PN é a sigla para Pressão Nominal, conhecida também como pressão de serviço máxima.

Esse valor determina a resistência que um tubo consegue suportar a pressão sem que ocorra uma ruptura.

O valor da PN é expresso em bar, uma medida equivalente a 100.000 Pa.

A pressão ocorre em função das colisões das moléculas das substâncias que estão sendo transportadas no tubo com as suas paredes.

Consequentemente, essas moléculas tendem a empurrar as paredes, causando a conhecida pressão que precisa ser suportada pelos tubos e conexões.

Todas essas siglas fazem parte do dia a dia dos profissionais que atuam com canos, tubos, mangueiras e demais itens que envolvem sistemas hidráulicos.

Conhecê-los é fundamental para que as escolhas atendam as necessidades do projeto, pois existem muitas possibilidades para as mais variadas necessidades envolvidas nas atividades desse segmento.

As tubulações em PEAD são opções que precisam sempre ser consideradas, pois, além de um excelente custo benefício, apresentam ótimos resultados e colaboram para o sucesso das instalações.

Agora que você possui mais informações a esse respeito, porém, ainda necessita de esclarecimentos, faça contato conosco e saiba como a Masterfer pode colaborar no fornecimento das melhores soluções do mercado quando o assunto envolve soluções hidráulicas!

Assine nossa newsletter